quarta-feira, 7 de julho de 2010

.madame, qemnão sabeler precisa usara cabeça!.

saber pensar não ésó pensar. énecessário, sobretudo, saberintervir.
qem sabepensar nãocapta sóoqe lheé semelhante, surpreende aluz escondidana sombra, deduz dafalta apresença.
reproduzir nãoé pensar.
a autonomia se forma com a colaboração/intervenção dosoutros. pra tornar-se autônoma todapessoa precisade ajuda e tornando-se autônoma deve saber dispensar aajuda.
dói, sobretudo, nocomeço, pois sua primeirafase ésentir-se perdido.
entretanto, autonomiaé social.
nãoaqela isolacionista, mas aqela con-vivente.
liberdadehumana nãoé contra osoutros, mas sim com osoutros epor issomesmo nunca écompleta.
compreensão éqestão de lógica, ea lógica qe maisinteressa nãoé a qe logo se aparece, mas sim a qe estápor trás, escondida.
pra compreender é mister sacar oqenão sediz, osilêncio, aentonação, o meneio.
a desordem descoberta éoutra ordem, éo caos-estruturado. compreende-se melhoroqe estáordenado porqe ascoisas mantém uma relação diretamentevisível entre elas epor sorte cada qual estáem seu lugar. mas naverdade, a ordem qefunciona é aqela qe eucompreendo melhor, porqe estádentro da minhalógica.
o problema da dedução sãoas premissas, qe uma vez postas, o resto segue.
eo caminho contrário éa indução, qe temcomo principal problema, de fato, os fatos.
fato, assim, nãoé apenas oqe acontece objectivamente, mas sobretudo, oqe sucede 'pramim'.
se euaceito qestionar, devo, pela lógica, aceitar serqestionado. chama-se isso contradição-performativa, qerendo assinalardiscurso qe se desfaz a si mesmo, negando-se aoafirmar-se.
eé maiscomum em nossas vidas doqe pensamos.
melhor qe impor limitesé nogociá-los.
toda idéia totalmenteclara tende a ser vazia. idéia boa sempre éum pouco torta, malacabada, um tanto aérea, daí permite aprender, mudar, saltar, aceitar.
as pessoas-criativas são mais confusas, nobom sentido. qestão de sensibilidade, fineza de percepção, émuito mais qe senso-comum.
usa a lógica e vai mais além, porqe é sensível também à falta de lógica, quando esta éa lógica da situação.
funciona, então, também, a experiência, a vivência, a sensibilidade.


.madame, qemnão sabeler precisa usara cabeça!
(uma compilaçãode palavrasdo PedroDemo, dolivro SaberPensar, r-eorganizadas eorganizadas pormim, éo meu AstronautadeMármore)

Nenhum comentário:

Postar um comentário